14 de set de 2008

Banheiros Perfeitos

Para fazer um banheiro legal, devemos nos preocupar com muitas coisas antes de iniciar a reforma ou construção do mesmo.

Para começar, devemos primeiro pensar no que devemos levar em consideração:
- o banheiro pode ser revestido por completo, ou apenas nas áreas molhadas;
- o banheiro pode ter detalhes coloridos no chão e/ou nas paredes;
- o valor que você dispõe cobre os orçamentos de custos de material e assentamento?
- você sabe que cores gostaria de trabalhar para fazer esse banheiro?
- existe algum tipo de preocupação com a segurança de quem vai usar o banheiro (deficientes ou idosos)?

Para que seu banheiro fique perfeito, seguem algumas dicas:

- defina a posição do piso: reto ou diagonal;
- opte por peças maiores no piso, como os 50x50 ou 60x60 retificados (a quantidade de rejunte diminui e o rejunte epoxi facilitam a limpeza)
- nos revestimentos opte por grandes e retangulares retificados (têm menos rejunte e o rejunte epoxi facilitam a limpeza);
- caso escolha os retangulares defina se eles ficam melhor de pé (indicado para banheiros onde o pé direito é baixo) ou deitados (indicados para banheiros estreitos e muito pequenos);
- caso queira colocar algum detalhe no banheiro, fique atento aos detalhes que não enjoam com o passar do tempo e com as cores que você gosta;
- faixas horizontais contornando todo o banheiro não são mais utilizadas pelos profissionais, elas foram substituidas por faixas verticais, paredes pastilhadas, inserts ou desenhos de piso;
- a cor branca nos revestimentos é a mais indicada para os banheiros que precisam de luminosidade, para os que precisam parecer maiores e para os detalhes coloridos;
- revestimentos beges combinam apenas com tons de marrom e bege, e para mesclá-los com outras cores mais vibrantes fica bem complicado;
- abuse dos acessórios, colocando toalhas ou saboneteiras da mesma cor dos detalhes que possui nas paredes;
- verifique que tipo de pia será colocado no banheiro (pedra, madeira, corian, concreto, entre outros materiais) pois eles tem que combinar com o tipo de decoração feita;
- caso seu banheiro seja utilizado por deficientes ou por idosos, fique atento aos pisos antiderrapantes e coloque barras de apoio próximas ao vaso sanitário e dentro do box.

Espero que com essas dicas você consiga fazer seu banheiro ser digno de muita atenção, tanto sua como das suas visitas. Todas essas informações acima são essenciais para que seu banheiro fique perfeito e dure muitos anos.

Fotos retiradas do site: http://projetodebanheiro.com.br/page/3/

36 comentários:

  1. Está usando faixas em banheiros?

    ResponderExcluir
  2. não se usa mais faixinhas na horizontal??

    ResponderExcluir
  3. que tamanho de piso é indicado para banheiros que tenham o pé direito alto (aprox.3 M)?

    ResponderExcluir
  4. normalmente podem ser usadas peças maiores, como 60x60, ou 80x80 no piso... os azulejos devem ser colocados na posição horizontal (se tiverem formato retangular) porque assim diminuem a sensação de altura... :)
    espero ter ajudado

    ResponderExcluir
  5. Comprei o piso marrom imperador e gostaria de saber se posso usa-lo no box do banheiro.

    ResponderExcluir
  6. Pode usar sim, mas fique atento: se for pedra ou porcelanato, deve evitar o uso de produtos abrasivos na limpeza, pois danificam o produto. O ideal é que a decoração do banheiro também seja em tons de bege e marrom.

    ResponderExcluir
  7. Sobre o piso marrom imperador, minha preocupação é quanto ao deslizamento. Tenho preocupação de ser um piso perigoso no boxe. O q posso fazer para diminuir este risco de acidente? Obrigada. Bjs. Meu nome é Andrea

    ResponderExcluir
  8. Olá Andrea, obrigada pelo contato... Se você achar que o piso é muito escorregadio, você pode levá-lo a uma marmoraria e pedir a eles que façam frisos com espessura de meio centímetro, de 5 em 5cm, assim você não perde a beleza do piso e diminui em 60% a chance de escorregar :) Existe também um produto que chama AD+AD da Gyotoku, mas o custo-benefício não compensa. Espero ter ajudado!

    ResponderExcluir
  9. comprei piso branco para meu banheiro e queria saber como decora-lo, na verdade acho que me arrependí da cor do piso ser todo branco!!!

    ResponderExcluir
  10. Penso em colocar o piso na diagonal e revestimento na horizontal, existe alguma regra para isso?

    Abraço e obrigado

    ResponderExcluir
  11. Olá Gonzalez, obrigada pelo contato!
    Normalmente se usa piso na diagonal para disfarçar paredes muito recortadas e revestimento na horizontal para "achatar" paredes muito altas
    Se o seu pé direito for muito alto, use horizontal, se for baixo, use na vertical... O piso é livre, se as peças não ficarem muito recortadas, vale a pena, ele deixa o ambiente parecer mais extenso do que é...

    ResponderExcluir
  12. Gonzalez3/5/10 12:42

    Obrigado Carla!

    ResponderExcluir
  13. Gostaria de colocar porcelanato no piso do banheiro e todo mundo fica dizendo que é oerigoso, é verdade?
    .

    ResponderExcluir
  14. Olá Lilene

    Obrigada pelo contato. Não há perigo em colocar porcelanato preto no banheiro, desde que você não tenha em casa pessoas com dificuldades de locomoção.

    O porcelanato preto tem brilho, o que o deixa mais escorregadio, mas hoje existem produtos e soluções que podem minimizar essa sensação de escorregadio... O ideal é sempre ter tapetes de banho ou decks para não pisar no piso diretamente molhado... Essas peças podem ser removidas com facilidade o que ajuda a manter o banheiro sempre bonito.

    Aliás, o porcelanato preto é uma alternativa para quem tem pavor de ver fios de cabelo no chão.

    Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  15. Oi,
    Vou colocar um porcelanato marrom emperador em um banheiro, qual o rejunte é melhor e que cor, já que não existe um marrom bem escuro?
    É melhor um epoxi ou aquele JuntaFine da Ceramfix é bom?

    ResponderExcluir
  16. Olá Fabiano, obrigada pelo contato.

    O ideal para porcelanatos é o uso do rejunte epoxi mesmo, porque evita manchamentos no assentamento e no futuro. Existem algumas marcas no mercado que oferecem opções de cores, como a Rejuntabrás e a Quartzobrás. Não conheço muito os produtos da Ceramfix, mas se for de base epoxi, é possível utilizar.
    Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  17. Oi moças!
    estou com um dilema..
    quero reformar um banheiro e queria muito poder colocar uma banheira... (de preferencia com o box dqa ducha separado) o problema é que o banheiro é estreito.. porem bem comprido.. deve ter 1,50x 6,00m aproximadamente.. alguma sugestão?

    ResponderExcluir
  18. Olá Cristian

    Desculpe a demora em responder. No caso do seu banheiro o ideal é aproveitar o comprimento dele e colocar os itens maiores nas pontas, como a banheira de um lado e o box de outro (se não houver portas nessas extremidades), assim, a circulação do banheiro fica facilitada.
    Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  19. Posso colocar porcelanato marrom escuro na minha sala? não diminui muito ou deixa muito escuro?

    ResponderExcluir
  20. Oi Carla,

    estou reformando um banheiro, colocarei ceramica quadrada 30x30 e azuleijo nas paredes, a bancada será de granito claro. vc acha que preciso colocar rodapé nele? Caso sim, o rodapé seria do material do piso ou do granito?

    Obrigada,
    Daniele

    ResponderExcluir
  21. Olá Carla, gostaria de uma dica, meu pé direito tem 2,5 cm, como devo usar o porcelanato retangular: na horizontal ou vertical

    ResponderExcluir
  22. OLá, quero colocar porcelanato na minha sala e quarto. Estou em dúvida se coloco em diagonal ou reto. Qual as vantagen e desvantagens?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  23. Olá! Meu nome é Zulmara e estou com algumas dúvidas. Vou colocar porcelanato 80x80 no meu apartamento e gostaria de saber se fica melhor colocado reto ou na diagonal. E se porcelanato é indicado para banheiros. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  24. Olá Zulmara
    Obrigada pela visita!
    Normalmente utiliza-se o porcelanato reto, só se na casa houverem muitas paredes desalinhadas, fora de esquadro, nesse caso colocamos na diagonal para disfarçar. Eu aconselho a colocação reta, evita muitas perdas e o acabamento é mais bonito.
    Usa-se muito porcelanatos em banheiros, só fique atenta ao porcelanato polido, ele pode escorregar muito quando o chão estiver molhado.
    Espero ter ajudado!
    Passe sempre por aqui, sempre atualizo com coisas novas!

    ResponderExcluir
  25. Oi Carla!!! Tenho mais uma duvida. Meu apartamento tem 90m quad.divididos em 03 quartos 1 com suite, banheiro sala cozinha e lavanderia. Que tamanho de porcelanato seria indicado? E nos banheiros o porcelanato é resistente? Fui em algumas lojas que não aconselharam colocar o porcelato no banheiro.Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  26. Olá Zulmara
    O porcelanato ideal para o tamanho da sua casa pode ser o 60x60 ou o 80x80, caso ela não seja muito recortada.
    O porcelanato é mais resistente do que as cerâmicas nos banheiros, mas é preciso ter cuidado, porque porcelanatos polidos podem escorregar muito quando molhados, talvez seja por isso que não tenham recomendado.
    Mas vale uma dica: qualquer porcelanato, mesmo o de pior qualidade, ainda é melhor que qualquer piso cerâmico.

    ResponderExcluir
  27. Boa tarde Carla. Preciso tirar uma duvida com vc. Meu banheiro tem 3,57m. quadr. comprei o revestimento de 34x58 gostaria de saber se é melhor colocá-lo na vertical ou horizontal. E se na horizontal é melhor colocar reto ou em efeito dominó. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  28. oi carla
    gostaria que tirasse uma duvida
    vou colocar porcelanato elizabeth istambul na cozinha comprei rejunte na cor marfim fica bom?
    renata

    ResponderExcluir
  29. Oi Carla!! Será que posso utilizar num banheiro de 1,60 X 3.60 porcelanato polido 60x60, na cor creme e, na parede revestimento branco. Com essas dimensões utilizo o porcelanato reto. Também penso em usar uma faixa na vertical entre o balcão e o vaso.Então são muitas dúvidas. Agradeço muito desde já. Abraços.

    ResponderExcluir
  30. Olá Verônica...
    Desculpe a demora da resposta. Exatamente o que você pensou é o correto para banheiros que não são tão pequenos mas também não são grandes... O porcelanato reto evita também o desperdício de material e a faixa na vertical é um contraponto às antigas.
    Obrigada pelo contato e espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  31. Carla li algumas sugestões suas e gostei do seu trabalho. Eu estou no acabamento da minha casa, comprei um porcelanato bege com detalhes ramificados bem discreto, e decidi colocar revestimento branco, estou em dúvida com relação ao revestimento. Qual sua opinião?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  32. Oi Carla,
    hoje em dia muito se fala do porcelanato. Uns falam bem, outros mal. Uns falam que mancham, riscam com muita facilidade... outros só elogiam... Estou construindo um sobrado de 230m. e gostaria de saber se vale a pena pagar mais caro e colocar porcelanato.Onde colocar (se no sobrado inteiro), qual tipo de porcelanato comprar, como saber se a marca dele é coisa boa e as caracteristicas. Por favor, tire minhas dúvidas. Muita obrigada de coração,
    Zélia - MG

    ResponderExcluir
  33. Oi Carla, será que vc pode me ajudar, estou construindo um banheiro de 2x1,4 e não sei como farei para organizar a localização do sanitário,pia e box. Com esse espaço, é melhor colocar a pia em frente ao sanitário? Ou do lado? Tenho medo de não ter espaço para a porta abrir...desde já muito obrigado.

    ResponderExcluir
  34. No caso de um bnheiro com PENAS 1.08 DE LARGURA E 2.86 DE COMPRIMENTO ...NÃO FICA ESTRANHO UM PORCELANATO DE .6 X .6?

    ResponderExcluir
  35. Olá, meu banheiro é bem pequeno...1,50x2,20 e gostaria de colocar porcelanato nele todo ( inclusive paredes. peças de 60x60. Fica bom?

    ResponderExcluir
  36. Adorei o Blog a posição indicada para cada espaço é um grande detalhe que faz toda diferença e poucas pessoas falam sobre o assunto.

    ResponderExcluir

Para dúvidas, sugestões, comentários ou qualquer outra informação que achar importante, deixe sua mensagem aqui!